domingo, 15 de dezembro de 2013
Funcionarios do Condominio
domingo, 15 de dezembro de 2013
ZELADOR
Zelador é um funcionário admitido para zelar pelo condomínio, É uma pessoa de confiança de todos os moradores do prédio, EIe deve morar no prédio para atender os serviços eventuais e em urgências que possam ocorrer após o seu horário normal de trabalho, É um auxiliar na administração, fiscalizando os serviços e mantando a boa ordem no dia a dia do condomínio,
Podemos dizer que a função de um Zelador divide-se em:
1. ENCARREGADO PRINCIPAL E GUARDIÃO DO EDIFÍCIO
• Deve ser uma pessoa preparada para exercer as suas funçôes.
• Quando reside no prédio, está disponível 24 horas, atendendo após seu horário regular de trabalho às eventualidades: que possam ocorrer referentes ao seu serviço.
• Deve ser uma pessoa ponderada e atável no trato com seus subordinados, rnoradores e visitantes,
• Deve orientar e acompanhar a sua equipe no trabalho, tendo bom senso para resolver os problemas diàrios.
• Deve estar sempre verificando se a segurança do prédio está sendo atendida, orientando os funcionários dos cuidados. que devem ter no atendimento a estranhos.
2 ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO
• Deve ter conhecimentos essenciais de hidráulica, elétrica e manutenção geral,
• Segurança patrimonial, além de medidas básicas de prevenção e segurança contra incêndio,
• Deve ter noções de pequenos consertos e reparos para saber supervisionar um serviço,
• Deve verificar sempre o funcionamento dos elevadores e bombas, a manutenção da ilumninação das áreas comuns, da limpeza, do jardim, a retirada e a coleta de lixo e zelar pelos equipamentos e ferramentas. pertencentes ao condomínio.
3 DELEGADO DO CONDOMÍNIO
• Deve cuidar para que as normas estabelecidas no regulamento interno sejam atendidas, observando o comportamento correto de adultos e crianças, referente ao uso das áreas comuns, garagem, áreas de lazer, horários permitidos para mudanças, uso de piscina, salão de festas, churrasqueiras, horario de silêncio, obras em apartamentos, etc
• Deve conversar com os condôminos esclarecendo sobre as normas internas e comunicar ao Síndico os infratores do regulamento.
4 CHEFE E AMIGO DE TODOS
• Ele é chefe dos funcionários, da portaria, da limpeza, da manutenção e da segurança,
• Deve fazer com que sua equipe trabalhe corretamente e em harmonia, respeitando um o espaço do outro,
• Não permitir a propagação de “fofocas° entre funcionários, e condôminos,
• Do seu desempenho depende a tranqüilidade do Condomínio.
COMO DEVE SE COMPORTAR O ZELADOR
• Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível.
• Entender e transmitir as ordens passadas por seus superiores hierárquicos e fiscalizar o seu cumprimento.
• Ter iniciativa para resolver os problemas.
• Ter boa memória.
• Ser organizado.
• Ser bem humorado.
• Ser atencioso e educado.
• Estar sempre limpo e bem arrumado,
• Tratar bem os seus funcionários, moradores e visitantes.
• Não permitir que seus funcionários não o respeitem.
• Não fazer ou permitir as “Fofocas”.
• Não envolver os moradores do edifício com seus probemas familiares.
• Saber ouvir e falar claramente.
• Conhecer o nome dos moradores do edfício.
• Não esquecer de passar os recados.
• Evitar chamar as pessoas com: ‘tio”, tia’, “oi”, etc.
• Evitar o uso de gíria,
• Não se envolver com os problemas pessoais dos moradores do edifício.
• Atender a todos os Condôminos com urbaridade, respeito, delicadeza e imparcialidade.
• Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratramento.
RESPONSABILIDADES DO PORTEIRO
É de responsabilidade do Zelador supervisionar o bom funcionamento dos serviços da portaria realizada pelos Porteiros. Na ausência de porteiros é ele que executa esses serviços.
• Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crahá em local visível.
• Manter na portaria relação detelefores úteis para os casos de emergência.
• Não permitir a entrada de pessoas estranhas ao Edificio, devendo acompanha-las ao entrarem, ou comunica-se previamente com o Condômino, solicitando instruções em caso de dúvidas. Aos vendedores e demonstradores é vedado o acesso, a menos que solicitado por algum morador.
• Informar ai zelador o andamento do trabalho e todas as irregularidades ocorridas no seu turno.
• Atender interfone/telefone e anotar os recados no livro que fica na portaria.
• Receber e distibuir correspondências.
• Apagar e acender as luzes nos horarios determinados pelo Síndico e/ou Regulamento Interno.
• Trancar todas as portas de acesso ao prédio às 22:00 horas. Se houver necessidade, as portas serão abertas e novamente trancadas.
• Não permitir a entrada de pessoas estranhas ao serviço na guarita, onde ficam as correspondências e chaves.
• Não permitir aglomerações no halI de entrada ou na portaria.
• Evitar comentários das paticularidades dos hábitos ou bens dos moradores.
• Interessas em visitar isn imóvel devem estar acompaihados de corredor autorizado ou do proprietário.
• Controlar a entrada e saída dos veículos autorizados. A porta da garagem somente deve ser aberta quando tiver certeza de que o carro que está solicitando entrada pertença a algum morador do prédio e que está sendo dirigido por pessoa conhecida,
• Chama o zelador em caso de emergência.
• Confirmar a chamada de técnicos antes de permitir a entrada.
• Manter a portaria limpa.
• Não abandona o seu posto de trabalho sob nertium pretexto e estar atento em seu serviço, a fim de evitar surpresas. Precisando ausentar-se, chamar o zelador.
RESPONSABILIDADES DO JARDINEIRO
• Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível.
• Manter toda a vegetação pertencente ao Condomínio em perfeitas condições de preservação.
• Utilizar constantemente os equipamentos de proteção.
• Estar consciente de que o jadineiro é um colaborador da preservação do meio ambiente e da natureza.
• Utilizar somente ingrediertes apropriados nas plantas.
• Efetuar cortes e podas de plantas quando necessário.
• Marter sempre limpos os jardins e vistas panorâmicas do Condomínio, quando este setor estiver relacionado com a jardinagem.
• Após a utilização das ferramentas adequadas, guardá-las em local apropriado, nunca as deixando ao alcance de crianças.
• Martenha as pessoas longe de seus serviços, ao utilizar formicida ou agrotóxico.
• Evitar comentarios e ‘fofocas”.
• Não abandona o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto.
• Atenda a todos os Condôminos com urbaridade, respeito, delicadeza e imparcialidade. Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento,
RESPONSABILIDADES DO MANOBRISTA
Manobrista é o funcionário que faz manobras dos veículos dos moradores de um edifício, estacionando e retirando das vagas da garagem. Normalmente esses edifícios não possuem vagas suficientes para a guarda de todos os veículos, necessitando contratar esse furcionário para efetuar as manobras nos momentos de entraia e saída de veículos. Obrigatoriamente este funcionário deve ser habilitado para exercer essa função. Ele deve:
• Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível.
• Somente autorizar a entrada dos veículos autorizados.
• Manobrar os veículos com cuidado e dentro das linhas demarcadas,
• Verificar se os veículos estacionados pelos condôminos estão nas vagas determinadas.
• Controlar o uso de cartões de identificação quando são utilizados no edifício.
• Fazer rondas periódicas, para verificar se os veículos não estão sendo danificados.
• Avisar aos condôminos quando encontrar veículos com portas e janelas abertas.
• Ajudar os condôminos na retiradas de pacotes pesados dos veículos.
• Não abandonar o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto.
• Evitar comentários, que por sua natureza não se relacionem com o seu trabalho.
• Deverão ser totalmente evitadas “FOFOCAS”, que somente provocam confusão e discórdia,
• Atender a todos os Condôminos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade.
• Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento
RESPONSABILIDADES DO ASCENSORISTA
• Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível.
• Verificar cuidadosamente o asseio e a higiene do elevador, ao assumir o serviço.
• Chegar ao trabalho no horário pré-determinado.
• Efetuar uma checagem geral no elevador, saindo com o mesmo do pavimento terreo, indo até o último andar, sempre observando anormalidaies na máquina ou equipamento e verificando o funcionanento do carro, abertura de portas, sináis de chamada, iluminação, ventilação, etc..., avisando imediatamente o técnico sempre que encontrar alguma anormidade nesta vistoria.
• Participar de cursos ou reciclagens quanto a operacionalidade dos elevadores.
• Possuir curso de Primeiros Socorros.
• Não permitir conversas entre os passageiros, que possam reter o elevador.
• Não permitir o excesso de lotação no elevador.
• Ser sempre cortês e delicado com os passageiros.
• Estar atento às chamadas de subir e descer.
• Não permitir que nenhum passageiro mexa nos controles do elevador.
• Não abandonar o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto.
• Em caso de pane, proceder conforme abaixo:
• Mantenha a calma e tente controlar os demais passageiros
• Faça contato pelo interfone, com a sala de Segurança ou Portaria.
• Nunca tente abrir a porta do elevador entre andares
• Inicie de imedato o atendimento dentro dos limites de competência
• Peça ajuda a outros usuários, caso necessite.
• Evitar comentários e fofocas.
• Atender a todos os Condôninos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade.
• Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento,
RESPONSABILIDADES DO FAXINEIRO
• Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em loca visível.
• Obedecer fielmente às determinações do Zelador, Síndico e Admiristradora.
• Limpar diariamente os pisos, vidros e paredes do hall social e os elevadores de serviço e social.
• Lavar semanalmente as escadarias e corredores dos andares.
• Recolher o lixo nos horários e formas apropriadas e recomendadas, colocando os sacos de lixo em dias e lorários marcados para a coleta da rua, matendo limpos os cestos de coleta de lixo.
• Recomendar aos Condôminos que empacotem o lixo de forma adequada e segura, evitando acidentes, sujeira e entupimentos nas áreas comuns.
• Limpar a portaria, o banheiro e o refeitório dos funcionários diariamente.
• Regar as plantas das áreas comuns.
• Lavar periodicamente a garagem do prédio.
• Informar ao zelador todas as quebras ou maus funcionamentos observados nos equipamentos do prédio.
• Não abandona o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto.
• Evitar comentários, que por sua natireza não se relacionem com o seu trabalho. Deverão ser totalmente evitadas “FOFOCAS”, que somente provocam confusão e discórdia.
• Atender a todos os condôminos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade. Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento.
RESPONSABILIDADES DO PISCINEIRO
• Estar devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível,
• Manter a água da piscina sempre em perfeitas condições de uso
• Manter toda a área da piscina organizada e limpa
• Utilizar constantemente os equipamentos de proteção.
Náo permitir que condôminos efetuem lanches ou refeições na área da piscina Caso ocorra, levar de imediato ao conhecimento do zelador,
• Após o término do expediente de lazer, preparar a água para o dia seguinte
• Caso a água não apresento condições favoráveis para o uso, comunique imediatamerte o fato ao Zelador e interdite a piscina até que a situação fique resolvida,
Evitar conflitos e “fofocas”,
• Não abandonar o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto.
• Atender a todos os Condôminos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento,
RESPONSABILIDADES DO AUXILIAR DE MANUTENÇÃO
• Estar devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível
• Utilizar periodicamente os equipamentos de proteção
• Efetuar diariamente vistoria especifica em toda a edificação, devendo para tanto anotar no check-list, a irregularidades constatadas e providenciar o conserto, conforme abaixo:
• Pintura
• Rachaduras
• Lâmpadas qumadas
• Fiação exposta
• Corrimão de escada quebrado ou solto
• Vidros quebrados
• Luminárias sdtas
• Vazamento de água
• Torneiras vazando
• Evitar comentários e “fofocas”.
• Não abandona o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto.
• Atenda a todos os Condôminos com urbaridade, respeito, delicadeza e imparcialidade, Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento.
SUGESTÃO DE UNIFORMES
Os unformes utihzados pelos empregados de edifícios sequem um padrão de acordo com a funcão. Os uniformes podem ser montados da seguinte forma:
ZELADOR
• 1 Gravata
• 3 Camisas.
• 2 Calças
PORTEIRO/GARAGISTA/MANOBRISTA
• 1 jaqueta, Ou Blusa De Lã
• 1 Gravata
• 2 Calças
• 2 Gamisas
VIGIA NOTURNO
• 1 Casaco De Lã
• 1 Gravata
• 2 Calças
• 3 Camisas.
FAXINEIRO/AUX DE MANUTENÇÃO/AUX SERVIÇOS GERAIS
• 2 Calças de Tecido Resistente
• 2 Blusas de Tecido Resistente Ou Jalecos
• 1 Par De Botas De Borracha
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