domingo, 15 de dezembro de 2013

Funcionarios do Condominio

domingo, 15 de dezembro de 2013
ZELADOR Zelador é um funcionário admitido para zelar pelo condomínio, É uma pessoa de confiança de todos os moradores do prédio, EIe deve morar no prédio para atender os serviços eventuais e em urgências que possam ocorrer após o seu horário normal de trabalho, É um auxiliar na administração, fiscalizando os serviços e mantando a boa ordem no dia a dia do condomínio, Podemos dizer que a função de um Zelador divide-se em: 1. ENCARREGADO PRINCIPAL E GUARDIÃO DO EDIFÍCIO • Deve ser uma pessoa preparada para exercer as suas funçôes. • Quando reside no prédio, está disponível 24 horas, atendendo após seu horário regular de trabalho às eventualidades: que possam ocorrer referentes ao seu serviço. • Deve ser uma pessoa ponderada e atável no trato com seus subordinados, rnoradores e visitantes, • Deve orientar e acompanhar a sua equipe no trabalho, tendo bom senso para resolver os problemas diàrios. • Deve estar sempre verificando se a segurança do prédio está sendo atendida, orientando os funcionários dos cuidados. que devem ter no atendimento a estranhos. 2 ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO • Deve ter conhecimentos essenciais de hidráulica, elétrica e manutenção geral, • Segurança patrimonial, além de medidas básicas de prevenção e segurança contra incêndio, • Deve ter noções de pequenos consertos e reparos para saber supervisionar um serviço, • Deve verificar sempre o funcionamento dos elevadores e bombas, a manutenção da ilumninação das áreas comuns, da limpeza, do jardim, a retirada e a coleta de lixo e zelar pelos equipamentos e ferramentas. pertencentes ao condomínio. 3 DELEGADO DO CONDOMÍNIO • Deve cuidar para que as normas estabelecidas no regulamento interno sejam atendidas, observando o comportamento correto de adultos e crianças, referente ao uso das áreas comuns, garagem, áreas de lazer, horários permitidos para mudanças, uso de piscina, salão de festas, churrasqueiras, horario de silêncio, obras em apartamentos, etc • Deve conversar com os condôminos esclarecendo sobre as normas internas e comunicar ao Síndico os infratores do regulamento. 4 CHEFE E AMIGO DE TODOS • Ele é chefe dos funcionários, da portaria, da limpeza, da manutenção e da segurança, • Deve fazer com que sua equipe trabalhe corretamente e em harmonia, respeitando um o espaço do outro, • Não permitir a propagação de “fofocas° entre funcionários, e condôminos, • Do seu desempenho depende a tranqüilidade do Condomínio. COMO DEVE SE COMPORTAR O ZELADOR • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível. • Entender e transmitir as ordens passadas por seus superiores hierárquicos e fiscalizar o seu cumprimento. • Ter iniciativa para resolver os problemas. • Ter boa memória. • Ser organizado. • Ser bem humorado. • Ser atencioso e educado. • Estar sempre limpo e bem arrumado, • Tratar bem os seus funcionários, moradores e visitantes. • Não permitir que seus funcionários não o respeitem. • Não fazer ou permitir as “Fofocas”. • Não envolver os moradores do edifício com seus probemas familiares. • Saber ouvir e falar claramente. • Conhecer o nome dos moradores do edfício. • Não esquecer de passar os recados. • Evitar chamar as pessoas com: ‘tio”, tia’, “oi”, etc. • Evitar o uso de gíria, • Não se envolver com os problemas pessoais dos moradores do edifício. • Atender a todos os Condôminos com urbaridade, respeito, delicadeza e imparcialidade. • Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratramento. RESPONSABILIDADES DO PORTEIRO É de responsabilidade do Zelador supervisionar o bom funcionamento dos serviços da portaria realizada pelos Porteiros. Na ausência de porteiros é ele que executa esses serviços. • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crahá em local visível. • Manter na portaria relação detelefores úteis para os casos de emergência. • Não permitir a entrada de pessoas estranhas ao Edificio, devendo acompanha-las ao entrarem, ou comunica-se previamente com o Condômino, solicitando instruções em caso de dúvidas. Aos vendedores e demonstradores é vedado o acesso, a menos que solicitado por algum morador. • Informar ai zelador o andamento do trabalho e todas as irregularidades ocorridas no seu turno. • Atender interfone/telefone e anotar os recados no livro que fica na portaria. • Receber e distibuir correspondências. • Apagar e acender as luzes nos horarios determinados pelo Síndico e/ou Regulamento Interno. • Trancar todas as portas de acesso ao prédio às 22:00 horas. Se houver necessidade, as portas serão abertas e novamente trancadas. • Não permitir a entrada de pessoas estranhas ao serviço na guarita, onde ficam as correspondências e chaves. • Não permitir aglomerações no halI de entrada ou na portaria. • Evitar comentários das paticularidades dos hábitos ou bens dos moradores. • Interessas em visitar isn imóvel devem estar acompaihados de corredor autorizado ou do proprietário. • Controlar a entrada e saída dos veículos autorizados. A porta da garagem somente deve ser aberta quando tiver certeza de que o carro que está solicitando entrada pertença a algum morador do prédio e que está sendo dirigido por pessoa conhecida, • Chama o zelador em caso de emergência. • Confirmar a chamada de técnicos antes de permitir a entrada. • Manter a portaria limpa. • Não abandona o seu posto de trabalho sob nertium pretexto e estar atento em seu serviço, a fim de evitar surpresas. Precisando ausentar-se, chamar o zelador. RESPONSABILIDADES DO JARDINEIRO • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível. • Manter toda a vegetação pertencente ao Condomínio em perfeitas condições de preservação. • Utilizar constantemente os equipamentos de proteção. • Estar consciente de que o jadineiro é um colaborador da preservação do meio ambiente e da natureza. • Utilizar somente ingrediertes apropriados nas plantas. • Efetuar cortes e podas de plantas quando necessário. • Marter sempre limpos os jardins e vistas panorâmicas do Condomínio, quando este setor estiver relacionado com a jardinagem. • Após a utilização das ferramentas adequadas, guardá-las em local apropriado, nunca as deixando ao alcance de crianças. • Martenha as pessoas longe de seus serviços, ao utilizar formicida ou agrotóxico. • Evitar comentarios e ‘fofocas”. • Não abandona o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Atenda a todos os Condôminos com urbaridade, respeito, delicadeza e imparcialidade. Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento, RESPONSABILIDADES DO MANOBRISTA Manobrista é o funcionário que faz manobras dos veículos dos moradores de um edifício, estacionando e retirando das vagas da garagem. Normalmente esses edifícios não possuem vagas suficientes para a guarda de todos os veículos, necessitando contratar esse furcionário para efetuar as manobras nos momentos de entraia e saída de veículos. Obrigatoriamente este funcionário deve ser habilitado para exercer essa função. Ele deve: • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível. • Somente autorizar a entrada dos veículos autorizados. • Manobrar os veículos com cuidado e dentro das linhas demarcadas, • Verificar se os veículos estacionados pelos condôminos estão nas vagas determinadas. • Controlar o uso de cartões de identificação quando são utilizados no edifício. • Fazer rondas periódicas, para verificar se os veículos não estão sendo danificados. • Avisar aos condôminos quando encontrar veículos com portas e janelas abertas. • Ajudar os condôminos na retiradas de pacotes pesados dos veículos. • Não abandonar o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Evitar comentários, que por sua natureza não se relacionem com o seu trabalho. • Deverão ser totalmente evitadas “FOFOCAS”, que somente provocam confusão e discórdia, • Atender a todos os Condôminos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade. • Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento RESPONSABILIDADES DO ASCENSORISTA • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível. • Verificar cuidadosamente o asseio e a higiene do elevador, ao assumir o serviço. • Chegar ao trabalho no horário pré-determinado. • Efetuar uma checagem geral no elevador, saindo com o mesmo do pavimento terreo, indo até o último andar, sempre observando anormalidaies na máquina ou equipamento e verificando o funcionanento do carro, abertura de portas, sináis de chamada, iluminação, ventilação, etc..., avisando imediatamente o técnico sempre que encontrar alguma anormidade nesta vistoria. • Participar de cursos ou reciclagens quanto a operacionalidade dos elevadores. • Possuir curso de Primeiros Socorros. • Não permitir conversas entre os passageiros, que possam reter o elevador. • Não permitir o excesso de lotação no elevador. • Ser sempre cortês e delicado com os passageiros. • Estar atento às chamadas de subir e descer. • Não permitir que nenhum passageiro mexa nos controles do elevador. • Não abandonar o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Em caso de pane, proceder conforme abaixo: • Mantenha a calma e tente controlar os demais passageiros • Faça contato pelo interfone, com a sala de Segurança ou Portaria. • Nunca tente abrir a porta do elevador entre andares • Inicie de imedato o atendimento dentro dos limites de competência • Peça ajuda a outros usuários, caso necessite. • Evitar comentários e fofocas. • Atender a todos os Condôninos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade. • Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento, RESPONSABILIDADES DO FAXINEIRO • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em loca visível. • Obedecer fielmente às determinações do Zelador, Síndico e Admiristradora. • Limpar diariamente os pisos, vidros e paredes do hall social e os elevadores de serviço e social. • Lavar semanalmente as escadarias e corredores dos andares. • Recolher o lixo nos horários e formas apropriadas e recomendadas, colocando os sacos de lixo em dias e lorários marcados para a coleta da rua, matendo limpos os cestos de coleta de lixo. • Recomendar aos Condôminos que empacotem o lixo de forma adequada e segura, evitando acidentes, sujeira e entupimentos nas áreas comuns. • Limpar a portaria, o banheiro e o refeitório dos funcionários diariamente. • Regar as plantas das áreas comuns. • Lavar periodicamente a garagem do prédio. • Informar ao zelador todas as quebras ou maus funcionamentos observados nos equipamentos do prédio. • Não abandona o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Evitar comentários, que por sua natireza não se relacionem com o seu trabalho. Deverão ser totalmente evitadas “FOFOCAS”, que somente provocam confusão e discórdia. • Atender a todos os condôminos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade. Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento. RESPONSABILIDADES DO PISCINEIRO • Estar devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível, • Manter a água da piscina sempre em perfeitas condições de uso • Manter toda a área da piscina organizada e limpa • Utilizar constantemente os equipamentos de proteção. Náo permitir que condôminos efetuem lanches ou refeições na área da piscina Caso ocorra, levar de imediato ao conhecimento do zelador, • Após o término do expediente de lazer, preparar a água para o dia seguinte • Caso a água não apresento condições favoráveis para o uso, comunique imediatamerte o fato ao Zelador e interdite a piscina até que a situação fique resolvida, Evitar conflitos e “fofocas”, • Não abandonar o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Atender a todos os Condôminos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento, RESPONSABILIDADES DO AUXILIAR DE MANUTENÇÃO • Estar devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível • Utilizar periodicamente os equipamentos de proteção • Efetuar diariamente vistoria especifica em toda a edificação, devendo para tanto anotar no check-list, a irregularidades constatadas e providenciar o conserto, conforme abaixo: • Pintura • Rachaduras • Lâmpadas qumadas • Fiação exposta • Corrimão de escada quebrado ou solto • Vidros quebrados • Luminárias sdtas • Vazamento de água • Torneiras vazando • Evitar comentários e “fofocas”. • Não abandona o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Atenda a todos os Condôminos com urbaridade, respeito, delicadeza e imparcialidade, Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento. SUGESTÃO DE UNIFORMES Os unformes utihzados pelos empregados de edifícios sequem um padrão de acordo com a funcão. Os uniformes podem ser montados da seguinte forma: ZELADOR • 1 Gravata • 3 Camisas. • 2 Calças PORTEIRO/GARAGISTA/MANOBRISTA • 1 jaqueta, Ou Blusa De Lã • 1 Gravata • 2 Calças • 2 Gamisas VIGIA NOTURNO • 1 Casaco De Lã • 1 Gravata • 2 Calças • 3 Camisas. FAXINEIRO/AUX DE MANUTENÇÃO/AUX SERVIÇOS GERAIS • 2 Calças de Tecido Resistente • 2 Blusas de Tecido Resistente Ou Jalecos • 1 Par De Botas De Borracha

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