domingo, 15 de dezembro de 2013

Documentário: Porteiros Norturnos

domingo, 15 de dezembro de 2013 0

ESCALA DE FUNCIONÁRIOS

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SINDICA DOS PORTEIROS DE NITERÓI

SINDICA DOS PORTEIROS DE NITERÓI Querer pintar uma parede, trocar uma esquadria ou fechar uma sacada parece uma vontade inocente e até rotineira. Mas em um condomínio, não é. Ela pode gerar muita confusão se avançar para áreas comuns ou para a fachada do condomínio. Aí, entra em ação o síndico e a Convenção do condomínio. É lá que estão as regras que devem ser seguidas para garantir a harmonia estética do condomínio e acabar com o pode ou não pode. O QUE O CÓDIGO CIVIL DIZ Artigo 1336: "São deveres do condômino: III - não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas" O QUE É FACHADA E ÁREA COMUM? Antes de saber onde o morador pode ou não pode mexer, é importante esclarecer os limites dessas áreas. Por fachada, entende-se toda área externa que compõe o visual do condomínio, como as paredes externas, sacadas, janelas e esquadrias, portas e portões de entrada e saída do edifício entre outros elementos que compõem a harmonia estética. A área comum inclui toda a região do condomínio que pode ser usada pelos moradores sem restrições ou com o uso de chaves disponíveis, como hall, porta de entrada e saída das unidades, corredores, escadas, garagens, salões e academias. PORQUE NÃO? O SíndicoNet apurou que um dos fatores que mais influenciam na valorização e venda de um apartamento é a estética do condomínio. Ou seja, mesmo se o apartamento for pequeno ou se a localização não for das melhores, a beleza e a organização podem elevar preços e atrair compradores. Sendo assim, destacam os especialistas, manter a fachada e a área comum organizadas e dentro dos padrões estabelecidos é fundamental. É PROIBIDO Segundo o Código Civil, qualquer tipo e alteração na fachada ou área comum é proibida. Para legitimar uma alteração, esta deve passar a constar na convenção. Porém, na prática muitos condomínios vêm tolerando algumas alterações mediante aprovação em assembleia. Veja uma lista prévia do que costuma ser proibido: 1) Sacadas Toda a área da sacada que é visível não pode ser alterada, como: Porta Cor das paredes internas e externas Forro ou teto Grade ou parapeito* Fechamento com vidros ou grades Telas de proteção** Películas de proteção nos vidros Toldos Ar-condicionado Mini parabólicas do tipo Sky (*) a manutenção cabe ao morador, mas a cor e o modelo são definidos pela Convenção (**) especialistas entendem que, por ser um item de segurança, a instalação de telas não precisa ser decidida em Assembleia, mas a cor da tela, sim. Proibições gerais presentes na maioria dos Regulamentos Internos. Colocar ou instalar varais Guardar bicicletas Pendurar roupas e objetos para o lado de fora Colocar vasos ou objetos que possam cair do parapeito 2) Fachadas Instalar antenas Trocar janelas ou vitrôs* Fechar a área de serviço** Alterar cor ou textura das paredes de fora do apartamento A pintura total do edifício pela mesma cor não é proibida, mas precisa ser aprovada em assembleia. Pode ser encarada como uma melhoria no prédio e não precisa constar na Convenção. A alteração de cor é alteração de fachada (*) a manutenção cabe ao morador, mas a cor e o modelo são definidos pela Convenção (**) se houver a utilização de gás para aquecimento, manter essa área aberta também é uma questão de segurança. 3) Áreas Comuns Trocar a porta de entrada do apartamento* Alterar a abertura da porta de entrada do apartamento** Trocar a porta do depósito Alterar a utilização, finalidade ou móvel do depósito Pintar ou decorar o hall de entrada dos apartamentos* Pintar ou decorar o hall de entrada do condomínio Em edifícios cujo portão é parte do projeto arquitetônico alterá-lo constitui mudança de fachada. Isso ocorre normalmente em edifpicios antigos ou tidos como históricos. Em edifícios comuns, em geral, a troca de portões não constitui alteração da fachada. (*) Na maioria das convenções é proibido. Alguns condomínios aprovam alterações em assembleia (**) as portas abrem para o lado de dentro por uma determinação de segurança do Corpo de Bombeiros) COMO APROVAR OU PERMITIR MUDANÇAS De acordo com os especialistas, o ideal é que todas as proibições e permissões relacionadas a alteração da fachada e áreas comuns dos condomínios estejam na Convenção, já que, dessa maneira, o condomínio tem um argumento mais forte em caso de ações judiciais. Entretanto, no dia-a-dia do condomínio, frequentes alterações na Convenção são inviáveis e muitos síndicos acabam optando por aprovar certos tipos de mudanças cada vez mais comuns, como envidraçamento de sacadas e instalação de ar-condicionado, através de Assembleia . Vale ressaltar que isso não isenta totalmente o condomínio no caso de uma possível ação judicial da parte que se sentir prejudicada. De uma maneira ou de outra, o importante é sempre oficializar com os moradores as decisões e as alterações que podem ser feitas nas fachadas e áreas comuns. MEDIDAS EM CASO DE INFRAÇÃO Caso algum morador faça alguma alteração proibida pela Convenção do condomínio, o síndico ou administradora deve, o quanto antes, enviar uma notificação da infração e solicitar que o morador restabeleça os padrões do condomínio com prazo determinado. Muitas vezes, os condomínios perdem a ação por "negligência", ou seja, demoram muito tempo para contestar a alteração. Se a notificação não for cumprida, o morador deve ser multado de acordo com as disposições do Código Civil (art. 1336 e 1337). É possível também, em casos extremos, recorrer a ações judiciais. Nesse caso, a medida deve ser discutida e votada em assembleia com aprovação da maioria dos presentes. DICAS DE ESPECIALISTAS Especialistas ouvidos pelo SíndicoNet dão dicas para evitar problemas Seja rigoroso e não abra exceções Notifique rapidamente o morador que cometer alguma infração, dando prazo para alteração e avisando da possibilidade de multa Elabore a Convenção com base no Código Civil, assim, dificilmente ela poderá ser contestada Disponibilize e deixe fixada no quadro de avisos a Convenção e o Regulamento Interno. É uma maneira de todos saberem as regras Fonte: Conteúdo SíndicoNet ; Dora Moraes - gerente de Condomínios da Habitacional; Adon Gabriel de Souza Filho - diretor da Prop Starter Administradora de Condomínios; Secovi-SP

Alteração de fachada e área comum

Querer pintar uma parede, trocar uma esquadria ou fechar uma sacada parece uma vontade inocente e até rotineira. Mas em um condomínio, não é. Ela pode gerar muita confusão se avançar para áreas comuns ou para a fachada do condomínio. Aí, entra em ação o síndico e a Convenção do condomínio. É lá que estão as regras que devem ser seguidas para garantir a harmonia estética do condomínio e acabar com o pode ou não pode. O QUE O CÓDIGO CIVIL DIZ Artigo 1336: "São deveres do condômino: III - não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas" O QUE É FACHADA E ÁREA COMUM? Antes de saber onde o morador pode ou não pode mexer, é importante esclarecer os limites dessas áreas. Por fachada, entende-se toda área externa que compõe o visual do condomínio, como as paredes externas, sacadas, janelas e esquadrias, portas e portões de entrada e saída do edifício entre outros elementos que compõem a harmonia estética. A área comum inclui toda a região do condomínio que pode ser usada pelos moradores sem restrições ou com o uso de chaves disponíveis, como hall, porta de entrada e saída das unidades, corredores, escadas, garagens, salões e academias. PORQUE NÃO? O SíndicoNet apurou que um dos fatores que mais influenciam na valorização e venda de um apartamento é a estética do condomínio. Ou seja, mesmo se o apartamento for pequeno ou se a localização não for das melhores, a beleza e a organização podem elevar preços e atrair compradores. Sendo assim, destacam os especialistas, manter a fachada e a área comum organizadas e dentro dos padrões estabelecidos é fundamental. É PROIBIDO Segundo o Código Civil, qualquer tipo e alteração na fachada ou área comum é proibida. Para legitimar uma alteração, esta deve passar a constar na convenção. Porém, na prática muitos condomínios vêm tolerando algumas alterações mediante aprovação em assembleia. Veja uma lista prévia do que costuma ser proibido: 1) Sacadas Toda a área da sacada que é visível não pode ser alterada, como: Porta Cor das paredes internas e externas Forro ou teto Grade ou parapeito* Fechamento com vidros ou grades Telas de proteção** Películas de proteção nos vidros Toldos Ar-condicionado Mini parabólicas do tipo Sky (*) a manutenção cabe ao morador, mas a cor e o modelo são definidos pela Convenção (**) especialistas entendem que, por ser um item de segurança, a instalação de telas não precisa ser decidida em Assembleia, mas a cor da tela, sim. Proibições gerais presentes na maioria dos Regulamentos Internos. Colocar ou instalar varais Guardar bicicletas Pendurar roupas e objetos para o lado de fora Colocar vasos ou objetos que possam cair do parapeito 2) Fachadas Instalar antenas Trocar janelas ou vitrôs* Fechar a área de serviço** Alterar cor ou textura das paredes de fora do apartamento A pintura total do edifício pela mesma cor não é proibida, mas precisa ser aprovada em assembleia. Pode ser encarada como uma melhoria no prédio e não precisa constar na Convenção. A alteração de cor é alteração de fachada (*) a manutenção cabe ao morador, mas a cor e o modelo são definidos pela Convenção (**) se houver a utilização de gás para aquecimento, manter essa área aberta também é uma questão de segurança. 3) Áreas Comuns Trocar a porta de entrada do apartamento* Alterar a abertura da porta de entrada do apartamento** Trocar a porta do depósito Alterar a utilização, finalidade ou móvel do depósito Pintar ou decorar o hall de entrada dos apartamentos* Pintar ou decorar o hall de entrada do condomínio Em edifícios cujo portão é parte do projeto arquitetônico alterá-lo constitui mudança de fachada. Isso ocorre normalmente em edifpicios antigos ou tidos como históricos. Em edifícios comuns, em geral, a troca de portões não constitui alteração da fachada. (*) Na maioria das convenções é proibido. Alguns condomínios aprovam alterações em assembleia (**) as portas abrem para o lado de dentro por uma determinação de segurança do Corpo de Bombeiros) COMO APROVAR OU PERMITIR MUDANÇAS De acordo com os especialistas, o ideal é que todas as proibições e permissões relacionadas a alteração da fachada e áreas comuns dos condomínios estejam na Convenção, já que, dessa maneira, o condomínio tem um argumento mais forte em caso de ações judiciais. Entretanto, no dia-a-dia do condomínio, frequentes alterações na Convenção são inviáveis e muitos síndicos acabam optando por aprovar certos tipos de mudanças cada vez mais comuns, como envidraçamento de sacadas e instalação de ar-condicionado, através de Assembleia . Vale ressaltar que isso não isenta totalmente o condomínio no caso de uma possível ação judicial da parte que se sentir prejudicada. De uma maneira ou de outra, o importante é sempre oficializar com os moradores as decisões e as alterações que podem ser feitas nas fachadas e áreas comuns. MEDIDAS EM CASO DE INFRAÇÃO Caso algum morador faça alguma alteração proibida pela Convenção do condomínio, o síndico ou administradora deve, o quanto antes, enviar uma notificação da infração e solicitar que o morador restabeleça os padrões do condomínio com prazo determinado. Muitas vezes, os condomínios perdem a ação por "negligência", ou seja, demoram muito tempo para contestar a alteração. Se a notificação não for cumprida, o morador deve ser multado de acordo com as disposições do Código Civil (art. 1336 e 1337). É possível também, em casos extremos, recorrer a ações judiciais. Nesse caso, a medida deve ser discutida e votada em assembleia com aprovação da maioria dos presentes. DICAS DE ESPECIALISTAS Especialistas ouvidos pelo SíndicoNet dão dicas para evitar problemas Seja rigoroso e não abra exceções Notifique rapidamente o morador que cometer alguma infração, dando prazo para alteração e avisando da possibilidade de multa Elabore a Convenção com base no Código Civil, assim, dificilmente ela poderá ser contestada Disponibilize e deixe fixada no quadro de avisos a Convenção e o Regulamento Interno. É uma maneira de todos saberem as regras Fonte: Conteúdo SíndicoNet ; Dora Moraes - gerente de Condomínios da Habitacional; Adon Gabriel de Souza Filho - diretor da Prop Starter Administradora de Condomínios; Secovi-SP

Quais despesas são do inquilino?

A relação de direitos e deveres entre proprietários e inquilinos nem sempre é clara para as duas partes, e isso muitas vezes acaba por gerar conflitos e desgastes desnecessários. Por isso, para tirar todas as dúvidas, veja abaixo os tipos de despesas que cabem a cada um: Inquilino São de responsabilidade do inquilino todas as despesas ordinárias do condomínio, ou seja, de manutenção, como: Salários e encargos trabalhistas dos funcionários; Limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum; Consumo de água, luz, esgoto; Manutenção e conservação dos jardins Manutenção e conservação de equipamentos, como: elevadores, bombas hidráulicas, interfones, portões, segurança, etc.; Manutenção e conservação de equipamentos de lazer, como: piscina, sala de ginástica, etc.; Rateios de saldo devedor, salvo se referentes a período anterior ao início da locação; Reposição do fundo de reserva, total ou parcialmente utilizado no custeio ou complementação das despesas referidas nas alíneas anteriores, salvo se referentes a período anterior ao início da locação; Seguro condominial Proprietário São de são de responsabilidade do proprietário as despesas extraordinárias, como: Obras de reformas de melhorias ou que interessem à estrutura integral do imóvel; Obras de manutenção destinadas a repor as condições de habitabilidade do edifício; Pintura da fachada e esquadrias externas; Indenizações trabalhistas anteriores à locação; Compra e instalação de equipamentos em geral; Decoração e paisagismo nas áreas comuns Fundo de reserva, a não ser que tenha sido gasto em despesas ordinárias, e durante o período de locação Legislação É o art. 22 da lei 8245/91(Lei do Inquilinato) que estipula que o locador é responsável pelas despesas extraordinárias, e o locatário pelas despesas ordinárias. "Art. 22: COMPETE AO LOCADOR: X - pagar as despesas extraordinárias de condomínio. Parágrafo único. Por despesas extraordinárias de condomínio se entendem aquelas que não se refiram aos gastos rotineiros de manutenção do edifício, especialmente: a) obras de reformas ou acréscimos que interessem à estrutura integral do imóvel; b) pintura das fachadas, empenas, poços de aeração e iluminação, bem como das esquadrias externas; c) obras destinadas a repor as condições de habitabilidade do edifício; d) indenizações trabalhistas e previdenciárias pela dispensa de empregados, ocorridas em data anterior ao início da locação; e) instalação de equipamento de segurança e de incêndio, de telefonia, de intercomunicação, de esporte e de lazer; f) despesas de decoração e paisagismo nas partes de uso comum; g) constituição de fundo de reserva. Participação de Inquilinos no Fundo de Reserva Muito se questiona sobre a participação dos inquilinos para a formação de fundos dos mais diversos em condomínios. O aceito é que os inquilinos arquem com as despesas ordinárias, como água, luz e pagamento de funcionários. Já condôminos, donos do imóvel, são os responsáveis por investir em melhorias, como pintura de fachada, e obras no jardim – já que esse tipo de benfeitoria aumenta o valor do bem. Para facilitar a contabilidade – e a separação das contas – o ideal é a abertura de cadernetas de poupanças separadas: uma para despesas ordinárias e outras para fundos específicos. Mas há também casos em que inquilinos devem arcar com os rateios extras. É quando esses foram usados para cobrir despesas ordinárias. Em casos de alta inadimplência, por exemplo, pode-se ter usado uma arrecadação extra para pagar as contas do mês. Nesse caso, os inquilinos devem, sim, contribuir para a sua restauração. DICA: O ideal é ter um fundo para gastos ordinários (com contribuição dos inquilinos) e outro para gastos extraordinários, com contrapartida apenas dos condôminos

Funcionarios do Condominio

ZELADOR Zelador é um funcionário admitido para zelar pelo condomínio, É uma pessoa de confiança de todos os moradores do prédio, EIe deve morar no prédio para atender os serviços eventuais e em urgências que possam ocorrer após o seu horário normal de trabalho, É um auxiliar na administração, fiscalizando os serviços e mantando a boa ordem no dia a dia do condomínio, Podemos dizer que a função de um Zelador divide-se em: 1. ENCARREGADO PRINCIPAL E GUARDIÃO DO EDIFÍCIO • Deve ser uma pessoa preparada para exercer as suas funçôes. • Quando reside no prédio, está disponível 24 horas, atendendo após seu horário regular de trabalho às eventualidades: que possam ocorrer referentes ao seu serviço. • Deve ser uma pessoa ponderada e atável no trato com seus subordinados, rnoradores e visitantes, • Deve orientar e acompanhar a sua equipe no trabalho, tendo bom senso para resolver os problemas diàrios. • Deve estar sempre verificando se a segurança do prédio está sendo atendida, orientando os funcionários dos cuidados. que devem ter no atendimento a estranhos. 2 ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO • Deve ter conhecimentos essenciais de hidráulica, elétrica e manutenção geral, • Segurança patrimonial, além de medidas básicas de prevenção e segurança contra incêndio, • Deve ter noções de pequenos consertos e reparos para saber supervisionar um serviço, • Deve verificar sempre o funcionamento dos elevadores e bombas, a manutenção da ilumninação das áreas comuns, da limpeza, do jardim, a retirada e a coleta de lixo e zelar pelos equipamentos e ferramentas. pertencentes ao condomínio. 3 DELEGADO DO CONDOMÍNIO • Deve cuidar para que as normas estabelecidas no regulamento interno sejam atendidas, observando o comportamento correto de adultos e crianças, referente ao uso das áreas comuns, garagem, áreas de lazer, horários permitidos para mudanças, uso de piscina, salão de festas, churrasqueiras, horario de silêncio, obras em apartamentos, etc • Deve conversar com os condôminos esclarecendo sobre as normas internas e comunicar ao Síndico os infratores do regulamento. 4 CHEFE E AMIGO DE TODOS • Ele é chefe dos funcionários, da portaria, da limpeza, da manutenção e da segurança, • Deve fazer com que sua equipe trabalhe corretamente e em harmonia, respeitando um o espaço do outro, • Não permitir a propagação de “fofocas° entre funcionários, e condôminos, • Do seu desempenho depende a tranqüilidade do Condomínio. COMO DEVE SE COMPORTAR O ZELADOR • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível. • Entender e transmitir as ordens passadas por seus superiores hierárquicos e fiscalizar o seu cumprimento. • Ter iniciativa para resolver os problemas. • Ter boa memória. • Ser organizado. • Ser bem humorado. • Ser atencioso e educado. • Estar sempre limpo e bem arrumado, • Tratar bem os seus funcionários, moradores e visitantes. • Não permitir que seus funcionários não o respeitem. • Não fazer ou permitir as “Fofocas”. • Não envolver os moradores do edifício com seus probemas familiares. • Saber ouvir e falar claramente. • Conhecer o nome dos moradores do edfício. • Não esquecer de passar os recados. • Evitar chamar as pessoas com: ‘tio”, tia’, “oi”, etc. • Evitar o uso de gíria, • Não se envolver com os problemas pessoais dos moradores do edifício. • Atender a todos os Condôminos com urbaridade, respeito, delicadeza e imparcialidade. • Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratramento. RESPONSABILIDADES DO PORTEIRO É de responsabilidade do Zelador supervisionar o bom funcionamento dos serviços da portaria realizada pelos Porteiros. Na ausência de porteiros é ele que executa esses serviços. • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crahá em local visível. • Manter na portaria relação detelefores úteis para os casos de emergência. • Não permitir a entrada de pessoas estranhas ao Edificio, devendo acompanha-las ao entrarem, ou comunica-se previamente com o Condômino, solicitando instruções em caso de dúvidas. Aos vendedores e demonstradores é vedado o acesso, a menos que solicitado por algum morador. • Informar ai zelador o andamento do trabalho e todas as irregularidades ocorridas no seu turno. • Atender interfone/telefone e anotar os recados no livro que fica na portaria. • Receber e distibuir correspondências. • Apagar e acender as luzes nos horarios determinados pelo Síndico e/ou Regulamento Interno. • Trancar todas as portas de acesso ao prédio às 22:00 horas. Se houver necessidade, as portas serão abertas e novamente trancadas. • Não permitir a entrada de pessoas estranhas ao serviço na guarita, onde ficam as correspondências e chaves. • Não permitir aglomerações no halI de entrada ou na portaria. • Evitar comentários das paticularidades dos hábitos ou bens dos moradores. • Interessas em visitar isn imóvel devem estar acompaihados de corredor autorizado ou do proprietário. • Controlar a entrada e saída dos veículos autorizados. A porta da garagem somente deve ser aberta quando tiver certeza de que o carro que está solicitando entrada pertença a algum morador do prédio e que está sendo dirigido por pessoa conhecida, • Chama o zelador em caso de emergência. • Confirmar a chamada de técnicos antes de permitir a entrada. • Manter a portaria limpa. • Não abandona o seu posto de trabalho sob nertium pretexto e estar atento em seu serviço, a fim de evitar surpresas. Precisando ausentar-se, chamar o zelador. RESPONSABILIDADES DO JARDINEIRO • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível. • Manter toda a vegetação pertencente ao Condomínio em perfeitas condições de preservação. • Utilizar constantemente os equipamentos de proteção. • Estar consciente de que o jadineiro é um colaborador da preservação do meio ambiente e da natureza. • Utilizar somente ingrediertes apropriados nas plantas. • Efetuar cortes e podas de plantas quando necessário. • Marter sempre limpos os jardins e vistas panorâmicas do Condomínio, quando este setor estiver relacionado com a jardinagem. • Após a utilização das ferramentas adequadas, guardá-las em local apropriado, nunca as deixando ao alcance de crianças. • Martenha as pessoas longe de seus serviços, ao utilizar formicida ou agrotóxico. • Evitar comentarios e ‘fofocas”. • Não abandona o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Atenda a todos os Condôminos com urbaridade, respeito, delicadeza e imparcialidade. Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento, RESPONSABILIDADES DO MANOBRISTA Manobrista é o funcionário que faz manobras dos veículos dos moradores de um edifício, estacionando e retirando das vagas da garagem. Normalmente esses edifícios não possuem vagas suficientes para a guarda de todos os veículos, necessitando contratar esse furcionário para efetuar as manobras nos momentos de entraia e saída de veículos. Obrigatoriamente este funcionário deve ser habilitado para exercer essa função. Ele deve: • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível. • Somente autorizar a entrada dos veículos autorizados. • Manobrar os veículos com cuidado e dentro das linhas demarcadas, • Verificar se os veículos estacionados pelos condôminos estão nas vagas determinadas. • Controlar o uso de cartões de identificação quando são utilizados no edifício. • Fazer rondas periódicas, para verificar se os veículos não estão sendo danificados. • Avisar aos condôminos quando encontrar veículos com portas e janelas abertas. • Ajudar os condôminos na retiradas de pacotes pesados dos veículos. • Não abandonar o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Evitar comentários, que por sua natureza não se relacionem com o seu trabalho. • Deverão ser totalmente evitadas “FOFOCAS”, que somente provocam confusão e discórdia, • Atender a todos os Condôminos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade. • Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento RESPONSABILIDADES DO ASCENSORISTA • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível. • Verificar cuidadosamente o asseio e a higiene do elevador, ao assumir o serviço. • Chegar ao trabalho no horário pré-determinado. • Efetuar uma checagem geral no elevador, saindo com o mesmo do pavimento terreo, indo até o último andar, sempre observando anormalidaies na máquina ou equipamento e verificando o funcionanento do carro, abertura de portas, sináis de chamada, iluminação, ventilação, etc..., avisando imediatamente o técnico sempre que encontrar alguma anormidade nesta vistoria. • Participar de cursos ou reciclagens quanto a operacionalidade dos elevadores. • Possuir curso de Primeiros Socorros. • Não permitir conversas entre os passageiros, que possam reter o elevador. • Não permitir o excesso de lotação no elevador. • Ser sempre cortês e delicado com os passageiros. • Estar atento às chamadas de subir e descer. • Não permitir que nenhum passageiro mexa nos controles do elevador. • Não abandonar o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Em caso de pane, proceder conforme abaixo: • Mantenha a calma e tente controlar os demais passageiros • Faça contato pelo interfone, com a sala de Segurança ou Portaria. • Nunca tente abrir a porta do elevador entre andares • Inicie de imedato o atendimento dentro dos limites de competência • Peça ajuda a outros usuários, caso necessite. • Evitar comentários e fofocas. • Atender a todos os Condôninos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade. • Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento, RESPONSABILIDADES DO FAXINEIRO • Estar sempre devidamente uniformizado e portando o crachá em loca visível. • Obedecer fielmente às determinações do Zelador, Síndico e Admiristradora. • Limpar diariamente os pisos, vidros e paredes do hall social e os elevadores de serviço e social. • Lavar semanalmente as escadarias e corredores dos andares. • Recolher o lixo nos horários e formas apropriadas e recomendadas, colocando os sacos de lixo em dias e lorários marcados para a coleta da rua, matendo limpos os cestos de coleta de lixo. • Recomendar aos Condôminos que empacotem o lixo de forma adequada e segura, evitando acidentes, sujeira e entupimentos nas áreas comuns. • Limpar a portaria, o banheiro e o refeitório dos funcionários diariamente. • Regar as plantas das áreas comuns. • Lavar periodicamente a garagem do prédio. • Informar ao zelador todas as quebras ou maus funcionamentos observados nos equipamentos do prédio. • Não abandona o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Evitar comentários, que por sua natireza não se relacionem com o seu trabalho. Deverão ser totalmente evitadas “FOFOCAS”, que somente provocam confusão e discórdia. • Atender a todos os condôminos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade. Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento. RESPONSABILIDADES DO PISCINEIRO • Estar devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível, • Manter a água da piscina sempre em perfeitas condições de uso • Manter toda a área da piscina organizada e limpa • Utilizar constantemente os equipamentos de proteção. Náo permitir que condôminos efetuem lanches ou refeições na área da piscina Caso ocorra, levar de imediato ao conhecimento do zelador, • Após o término do expediente de lazer, preparar a água para o dia seguinte • Caso a água não apresento condições favoráveis para o uso, comunique imediatamerte o fato ao Zelador e interdite a piscina até que a situação fique resolvida, Evitar conflitos e “fofocas”, • Não abandonar o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Atender a todos os Condôminos com urbanidade, respeito, delicadeza e imparcialidade todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento, RESPONSABILIDADES DO AUXILIAR DE MANUTENÇÃO • Estar devidamente uniformizado e portando o crachá em local visível • Utilizar periodicamente os equipamentos de proteção • Efetuar diariamente vistoria especifica em toda a edificação, devendo para tanto anotar no check-list, a irregularidades constatadas e providenciar o conserto, conforme abaixo: • Pintura • Rachaduras • Lâmpadas qumadas • Fiação exposta • Corrimão de escada quebrado ou solto • Vidros quebrados • Luminárias sdtas • Vazamento de água • Torneiras vazando • Evitar comentários e “fofocas”. • Não abandona o seu posto de trabalho sob nenhum pretexto. • Atenda a todos os Condôminos com urbaridade, respeito, delicadeza e imparcialidade, Todos os moradores são iguais em seus direitos e deveres, merecendo o mesmo tratamento. SUGESTÃO DE UNIFORMES Os unformes utihzados pelos empregados de edifícios sequem um padrão de acordo com a funcão. Os uniformes podem ser montados da seguinte forma: ZELADOR • 1 Gravata • 3 Camisas. • 2 Calças PORTEIRO/GARAGISTA/MANOBRISTA • 1 jaqueta, Ou Blusa De Lã • 1 Gravata • 2 Calças • 2 Gamisas VIGIA NOTURNO • 1 Casaco De Lã • 1 Gravata • 2 Calças • 3 Camisas. FAXINEIRO/AUX DE MANUTENÇÃO/AUX SERVIÇOS GERAIS • 2 Calças de Tecido Resistente • 2 Blusas de Tecido Resistente Ou Jalecos • 1 Par De Botas De Borracha

Facebook construirá condomínio para empregados. Apês serão vendidos a preço de mercado

Empreendimento terá 394 unidades e vai incluir todo o tipo de regalias, desde um bar para fãs de esportes até uma creche para cachorros RIO — O amplo campus do Facebook, em Menlo Park, na Califórnia, é tão repleto de regalias que alguns funcionários podem simplesmente não querer voltar para casa. Em breve, eles terão esta opção. No início do mês, a rede social anunciou que está trabalhando com uma incorporadora local para construir um condomínio residencial de US$ 120 milhões e 394 unidades, a uma curta distância de seus escritórios. Chamado Anton Menlo, a propriedade de cerca de 58.500 metros quadrados vai incluir todo o tipo de regalia, desde um bar para fãs de esportes até uma creche para cachorros. Mesmo no Vale do Silício, onde empresas de tecnologia competem para atrair engenheiros cobiçados com regalias extraordinárias e escritórios que lembram playgrounds para adultos, o plano do Facebook é inovador. No entanto, em entrevista ao The Wall Street Journal, uma porta-voz da empresa disse que a retenção de funcionários não é o maior objetivo do investimento imobiliário. “Estamos certamente animados para ter mais opções de moradia próximas ao campus, mas acreditamos que as pessoas trabalham no Facebook porque o que elas fazem é gratificante e acreditam na nossa missão”, disse ela, acrescentando que alguns funcionários perguntavam sobre lugares para morar perto do campus corporativo, já que há um déficit habitacional em Menlo Park, e os preços dos imóveis estão disparando no Vale do Silício e em San Francisco. O projeto do Facebook evoca memórias das chamadas “cidades-empresas” da virada do século XX, onde operários americanos viviam em comunidades pertencentes ao empregador, que fornecia habitação, saúde, segurança, igreja e quase todos outros serviços necessários. Mas os planos do Facebook estão muito longe de reproduzir essas cidades corporativas de trabalhadores da metalurgia e mineração de um século atrás. Não se espera que os funcionários do Facebook trabalhem lá durante suas vidas inteiras. E a comunidade fechada só terá capacidade para abrigar no máximo 10% dos empregados da empresa em Menlo Park. Para construir a vila habitacional, uma equipe do Facebook trabalhou com a St. Anton Partners, uma construtora da área de San Francisco, para criar um ambiente que reflete a atmosfera do campus corporativo da rede social, onde funcionários são incentivados a se socializar e compartilhar ideias. Os apartamentos terão preços de mercado e uma parcela deles será reservada a moradores de baixa renda. Todos, com exceção de 15 das unidades, estarão abertos a empregados de outras empresas. “A vantagem desse projeto é que ele é extremamente perto do nosso campus”, diz John Tenanes, diretor de imóveis do Facebook e arquiteto envolvido no projeto. Segundo ele, o trajeto do condomínio até a sede da rede social ''será um passeio de bicicleta de cinco minutos” ao longo de uma ciclovia que será construída margeando a baía de San Francisco. Além do bar e da creche para cachorros — com spa, serviços de passeio e parque —, o novo condomínio terá lojas de conveniência e um café; loja para consertos de bicicletas com espaço para armazená-las; terraços para entretenimentos, com três áreas temáticas; áreas de lazer inspirada em um resort, com piscinas e spa; e academia de ginástica, com espaços ao ar livre e salas para aulas de ioga e personal trainners. Mais campus universitário do que escritório Um dos objetivos corporativos do Facebook é cuidar de tantos aspectos da vida de seus funcionários quanto possível — e agora isso inclui a moradia. Eles não precisam se preocupar com transporte — há um ônibus para isso. Lavanderia e lavagem a seco? A empresa já oferece, assim como cabeleireiros, aulas de marcenaria e manutenção de bicicletas. A ideia dos executivos do Facebook é que a sede da empresa se pareça mais com um campus universitário do que com um escritório. O complexo numa área de 23 hectares, inaugurado em dezembro de 2011, em breve será conectado a uma nova ala, projetada pelo arquiteto Frank Gehry. Há uma estrada de asfalto que serpenteia pelo centro do campus onde os empregados passeiam de bicicleta. Ao longo do dia de trabalho, os programadores se reúnem com desenvolvedores de produtos de publicidade tomando café ou sorvete de graça, caminhando entre esculturas e lojas, ou tomando sol em gramados e bancos nos vários jardins do complexo. Há ainda o dia dos jogos na empresa, quando os funcionários participam de gincanas esportivas. À noite, eles veem filmes num telão instalado ao ar livre, numa praça no meio do campus. Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/emprego/facebook-construira-condominio-para-empregados-apes-serao-vendidos-preco-de-mercado-10375329#ixzz2nZRFpzza © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

onsulta Tabela Salarial 2013 Atualizada

Para que as pessoas tenham o conhecimento de como andam atualmente os cargos e seus respectivos salários no mercado de trabalho, disponibilizamos a Tabela Salarial para sua conferência. Foi feita uma pesquisa com mais de 20 mil profissionais atuantes em todas as áreas. Na Tabela Salarial abaixo foram consultados os xx últimos salários-base oferecidos pelo mercado de trabalho (exceto nos casos de benefícios, comissões, prêmios, adicional de periculosidade e horas extras). Obs.: por ser uma tabela referencial, alguns cargos podem não constar nas listas abaixo. Cargos e Salários Administração, Vendas e Finanças Assistentes e Auxiliares Analistas Assessores e Consultores Diretores e Gerentes Estagiários Ocupações de nível superior Operacional Supervisão/Coordenação Técnicos e Especialistas ADMINISTRATIVA MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Serviços Administrativos 5.737 7.889 9.361 Encarregado de Serviços Administrativos 3.961 4.754 6.628 Motorista de Diretoria 1.944 2.347 2.530 Motorista de Veículo Leve 1.111 1.375 1.745 Secretária de Diretoria 4.212 5.279 6.137 Secretária Bilíngüe 3.229 3.758 5.258 Secretária Português 1.692 2.550 3.980 Assistente Administrativo 1.547 1.987 2.720 Auxiliar Administrativo 816 1.371 2.075 Auxiliar de Escritório 703 1.244 1.632 Mensageiro (Menor) 570 812 895 Telefonista / Recepcionista (8 H) 863 963 1.138 Porteiro 935 1.254 1.730 Copeira 842 1.091 1.428 ALMOXARIFADO E EXPEDIÇÃO MENOR MÉDIO MAIOR Supervisor de Almoxarifado 2.497 3.789 4.459 Almoxarife 1.453 2.227 2.664 Auxiliar de Almoxarifado 963 1.451 1.830 Supervisor de Expedição 2.534 3.941 5.182 Auxiliar de Expedição 1.210 1.490 1.628 Analista de Faturamento 1.739 2.158 2.851 Assistente de Faturamento 1.219 1.690 2.547 Faturista 1.494 1.767 2.040 COMÉRCIO EXTERIOR MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Comércio Exterior 4.759 8.014 9.099 Analista de Comércio Exterior 2.732 4.635 5.629 Assistente de Comércio Exterior 2.316 2.809 3.604 Auxiliar de Comércio Exterior 1.330 1.449 1.568 COMPRAS MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Compras 5.544 8.252 10.961 Comprador 3.122 4.318 5.461 Analista de Compras 2.377 3.294 4.372 Assistente de Compras 1.631 2.268 3.282 Auxiliar de Compras 1.378 1.530 1.986 CONTABILIDADE MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Contabilidade 4.601 6.752 8.289 Analista de Contabilidade 2.117 3.044 3.839 Assistente de Contabilidade 1.667 2.330 2.970 Auxiliar de Contabilidade 1.234 1.422 1.986 CONTROLE DE QUALIDADE MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Controle de Qualidade 6.155 7.401 8.926 Supervisor de Controle de Qualidade 3.791 5.181 7.198 Analista de Controle de Qualidade 2.785 3.651 4.480 Inspetor de Controle de Qualidade 1.719 1.936 2.371 Auxiliar de Controle de Qualidade 1.319 1.502 2.047 CRÉDITO E COBRANÇA MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Crédito e Cobrança 4.658 8.310 10.222 Analista de Crédito e Cobrança 2.403 2.959 4.167 Assistente de Crédito e Cobrança 2.062 2.196 2.464 Auxiliar de Crédito e Cobrança 1.095 1.443 2.028 CUSTO E ORÇAMENTO MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Custo e Orçamento 6.970 7.800 8.803 Analista de Custo e Orçamento 3.161 3.418 3.764 Auxiliar de Custo e Orçamento 1.138 1.357 1.576 FINANCEIRA MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador Financeiro 4.676 8.350 11.459 Analista Financeiro 1.993 3.048 4.275 Assistente Financeiro 1.266 2.034 2.522 Auxiliar Financeiro 933 1.475 1.800 FISCAL MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador Fiscal 4.665 8.230 9.878 Analista Fiscal 1.992 3.247 5.545 Assistente Fiscal 1.446 2.019 2.531 Auxiliar Fiscal 1.117 1.432 2.298 GARANTIA DA QUALIDADE MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Garantia da Qualidade 5.797 7.733 8.390 Analista de Garantia da Qualidade 3.226 3.891 4.527 Assistente de Garantia da Qualidade 1.913 2.881 3.161 LOGÍSTICA MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Logística 4.423 6.826 9.230 Analista de Logística 1.684 2.663 3.404 Assistente de Logística 1.277 2.270 2.994 Auxiliar de Logística 1.138 1.231 1.909 MANUTENÇÃO MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Manutenção 6.118 7.078 8.679 Supervisor de Manutenção 4.225 4.496 5.190 Programador de Manutenção 1.964 2.841 3.718 Auxiliar de Manutenção 1.199 1.530 1.955 Metrologista 1.829 2.363 2.684 MARKETING MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Marketing 7.855 8.307 9.663 Analista de Marketing 2.170 3.763 4.655 Assistente de Marketing 1.571 2.494 4.260 Auxiliar de Marketing 1.135 1.334 1.706 PCP MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de PCP 4.587 6.545 9.287 Analista de PCP 2.389 3.251 4.457 Programador de PCP 2.219 2.621 3.363 Auxiliar de PCP 1.243 1.369 1.609 PRODUÇAO MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Produção 4.390 7.104 11.558 Supervisor de Produção 3.425 4.402 5.446 Programador de Produção 1.471 2.842 3.934 Auxiliar de Produção 899 1.124 1.480 RECURSOS HUMANOS MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Recursos Humanos 4.785 8.304 10.416 Analista de Recursos Humanos 2.543 3.359 4.720 Assistente de Recursos Humanos 1.687 1.958 2.988 Médico do Trabalho (4 H) 4.475 5.089 7.205 Auxiliar de Enfermagem do Trabalho 1.389 2.220 2.822 Técnico de Segurança do Trabalho 2.339 3.338 4.167 Analista de Dep. Pessoal / Folha de Pgto. 1.952 3.096 4.260 Assistente de Dep. Pessoal 1.618 1.885 2.507 Auxiliar de Dep. Pessoal 1.003 1.325 1.647 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de TI 6.971 9.294 10.954 Administrador de Rede 4.489 5.008 7.087 Analista de Sistemas 4.115 5.463 6.882 Analista de Segurança de Sistemas 3.896 4.807 5.827 Coordenador de Suporte Técnico 4.739 6.232 8.981 Analista de Suporte Técnico 3.405 4.122 4.564 Técnico de Informática 1.504 1.841 2.438 TELEATENDIMENTO MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Teleatendimento 1.575 2.491 3.328 Líder de Equipe (6 H) 960 1.105 1.555 Operador de Teleatendimento (6 H) 680 773 1.039 Analista de Help Desk 2.035 2.124 2.400 TESOURARIA MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Tesouraria 5.412 7.147 10.492 Analista de Tesouraria 2.300 2.944 3.494 Assistente de Tesouraria 1.650 2.255 2.965 Auxiliar de Tesouraria 1.269 1.579 1.875 VENDAS MENOR MÉDIO MAIOR Coordenador de Vendas 7.632 10.157 12.681 Supervisor de Vendas 5.780 6.459 8.499 Vendedor 3.667 4.361 5.285 Analista de Vendas 2.434 3.391 4.141 Assistente de Vendas 1.752 2.087 3.290 Assistente de Administração de Vendas 1.415 1.772 2.731 Auxiliar de Vendas 1.093 1.393 1.693 BOLSA DE ESTÁGIO (6 HORAS) MENOR MÉDIO MAIOR Estagiário (Penúltimo Ano) 816 1.124 1.479 Estagiário (Último Ano) 969 1.326 1.636

Porteiros de Ipanema e Leblon criam plano de saúde

Fundo banca tratamento de colegas doentes ou acidentados. Não existe um valor fixo para a contribuição, cada um dá quanto pode. Foto: Dório Victor/G1 Antônio Rufino mostra fotos do grupo de porteiros que criou o plano de saúde (Foto: Dório Victor/G1) Amizade é uma coisa muito séria para um grupo de porteiros dos bairros de Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio. Tanto que eles criaram uma espécie de plano de saúde, que cobre as despesas médicas caso algum colega se acidente ou fique doente. O plano de saúde, na verdade, é um fundo formado por contribuições dos porteiros da região, como informa o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos em sua coluna 'Gente Boa', na edição desta quinta-feira (13) do Globo. A idéia é de Antônio Raimundo Rufino de Souza, 36 anos. Mais conhecido como Lingüiça, Antônio explica que 80 porteiros dos dois bairros formaram um grupo que comparece com dinheiro sempre que um colega precisa de cuidados médicos. Não existe uma cota fixa. "Cada um ajuda como pode", explica o porteiro. “É uma forma de a gente se sentir mais seguro, caso passe por alguma dificuldade. Os colegas só fazem contribuições para o fundo quando alguém se acidenta ou fica doente. Não é uma contribuição mensal, é só enquanto durar o tratamento do colega. Os planos de saúde são muito caros. Por isso, decidimos criar esse fundo. Sai mais barato e é mais seguro”, disse. Antônio foi o primeiro a ser ajudado pelo fundo. “Em 2003 tirei férias e fui para o Ceará. Acabei sofrendo um acidente de carro. Quebrei o braço, o quadril e o fêmur. Fui operado no Ceará mesmo mas, quando eu voltei para o Rio, os médicos falaram que eu não poderia ser tratado aqui, pois tinha sido vítima de erro médico. Eu tinha que fazer fisioterapia imediatamente, senão perderia o movimento do braço. Foi quando meus colegas resolveram me ajudar”, disse. Ele conta que foi tratado no Centro Ortopédico de Ipanema e que os custos foram pagos com a ajuda de seus colegas porteiros. “Cada um deu uma contribuição. No total, eu recebi R$ 700 por mês durante o período do tratamento. Nem eu nem minha família passamos necessidade. Foi então que eu tive a idéia de criar o fundo”, lembra. Além de Antônio, outro porteiro que trabalha em um edifício na Rua Joana Angélica, em Ipanema, também foi ajudado pelo grupo. “Ele quebrou a clavícula. Recolhemos o dinheiro e pagamos o tratamento médico. O fundo funciona porque somos muito unidos”, explica. Mas não é qualquer porteiro que pode se cadastrar nesta plano de saúde. “Cada membro é escolhido a dedo. Tem que ser amigo, pois o grupo, na verdade, é uma grande família”, conclui.

Agressão de morador pode custar caro ao condomínio inteiro

Morador mal educado e encrenqueiro, além de fazer mal ao clima do condomínio, pode causar grandes prejuízos financeiros. Um bom exemplo disso é o caso do porteiro agredido por um morador de um condomínio de Aracaju (SE) e demitido posteriormente. Para o relator do processo trabalhista aberto pelo mesmo, se o empregado sofre dano físico e moral durante a jornada de trabalho quando está sob a tutela do empregador, o condomínio deve responder pelo mal causado.

EM DEFESA DOS PORTEIROS

O deputado Heleno Silva é agora relator de um projeto de lei que pretende assegurar a todos os que exercem a profissão de porteiros, um adicional de periculosidade no valor de trinta por cento sobre o salário. O deputado descobriu que a média dos salários dos porteiros não ultrapassa os seiscentos reais, o que revela estar a grande maioria deles, inclusive os que trabalham em condominios de luxo, submetidos ao ganho escasso de apenas um salário mínimo. Heleno dirá no seu relatório, que os porteiros sempre são os alvos preferenciais de assaltantes. Fundamenta o relatório com inúmeros casos de porteiros assassinados ou feridos, para concluir afirmando que a categoria tem pleno direito ao adicional de periculosidade, porque, de fato, estão os porteiros a exercer uma profissão que a cada dia se torna mais perigosa, enquanto aumentam as taxas lamentáveis da violência urbana. Heleno diz que um forte lobby já se movimenta para impedir a aprovação em plenário e nas comissões inicialmente, do projeto que beneficiará os porteiros.

Um porteiro deve ter boas maneiras

Diversas empresas usam este lema para seduzir seus clientes; a estratégia é encontrá-los com um atendimento de primeiríssima qualidade. E para tal, treinam seus funcionários para que, apenas num gesto, saibam o que o cliente deseja. Um funcionário de condomínio não fica atrás. Ele também deve ter boas maneiras, atender os moradores com presteza e educação. E não é por que a grande maioria tem origem humilde, que não teve acesso à educação, que não podem encantar os moradores e os visitantes também. Quem é que não valoriza o porteiro que dá aquele “bom dia” sincero, que ajuda o morador com as sacolas pesadas e que abre a porta assim que avista o morador chegando – mesmo sabendo que ele tem a chave da portaria? É claro que isto conta. Um porteiro que tem prazer em ajudar, que está sempre com um sorriso no rosto, que tem iniciativa e que oferece soluções em vez de problemas, é o sonho de todo condomínio. O funcionário exemplar só depende do patrão. Mas para que o funcionário seja um exemplo de boa educação e eficiência, ele deve ter orientação e exemplo de seu patrão, no caso do condomínio, o síndico. O síndico é o representante de todos os moradores, e os mesmos devem chegar a um consenso quanto às orientações, obrigações e ao comportamento dos funcionários do condomínio; pois estes procedimentos devem ser passados para o funcionário no ato de sua contratação – independentemente de qual morador está no cargo de síndico. Aliás, um bom começo é mostrar ao funcionário que ele não é empregado do síndico, e sim do condomínio, mesmo porque hoje o cargo é de um morador e amanhã, de outro. E o tratamento dispensado a um deve ser exatamente igual ao dispensado a outros. E atenção, os moradores também devem saber se relacionar com os empregados, afinal, são eles que cuidam do patrimônio comum. Se um porteiro recebe um bom tratamento, ele estará sendo incentivado a fazer o mesmo pelos moradores; por outro lado, se ele for tratado com descaso e até humilhado (como acontece, infelizmente em alguns condomínios), o condomínio receberá o mesmo tratamento das mais diversas maneiras... Existem empregados que têm total confiança dos moradores, que em ocasiões de viagens, ficam com as chaves do imóvel para molhar as plantas e até fazer a limpeza. Em muitos casos, o porteiro se integra de tal forma com seu ambiente de trabalho, que o relacionamento se torna quase que familiar. Moral da estória: o funcionário de edifício só será um exemplo como empregado dependendo da forma como ele será tratado pelos moradores.

Porteiro é essencial na segurança dos condomínios, diz especialista

Antigamente, apenas condomínios de luxo sofriam com os assaltos. Porém, hoje em dia, não há mais um perfil exato dos edifícios para ser o alvo dos chamados arrastões. E, com este cenário, a função do porteiro ganhou uma importância muito maior do que apenas fazer o controle de acesso no local. Por isso, ter funcionários capacitados neste cargo é parte fundamental no processo de se afastar o perigo dos moradores. Portaria é a peça-chave na segurança de um condomínio (Foto: Divulgação) Segundo o diretor operacional da GS Terceirização, Jorge Margueiro, todo porteiro é a peça-chave e o primeiro na estrutura de segurança preventiva de um condomínio. “Primeiramente ele deve instruir que todo prédio deva ter regras claras de controle de acesso e sensibilizar moradores e funcionários da importância de segui-las”, aponta o especialista. Para ele, todo condomínio que deseja manter a segurança também precisa da implantação de um projeto específico, que inclui avaliação da estrutura física, equipamentos, monitoramento 24 horas, além de barreira perimetral, sensores infravermelhos, luzes de presença, sistemas de comunicação, entre outros. “Para tanto, os condôminos devem avisar o porteiro e, caso ele veja que não há nada agendado, não deve permitir a passagem [do visitante]“, afirma. Margueiro acrescenta ainda que os condôminos estejam atentos aos próprios vizinhos, que “vigiem uns aos outros” para qualquer movimentação suspeita, além de observar se a portaria e os funcionários em geral obedecem às normas de segurança corretament

Gorjetas de fim de ano fazem a alegria de porteiros em bairros nobres de NY

Quando chega a época de Natal em Wall Street, os banqueiros são convocados para os escritórios dos chefes para serem informados sobre o número que os analistas júnior e executivos consideram um reflexo de seu valor: os bônus de fim de ano, ligados ao seu desempenho, salários e talvez ao quanto seus chefes gostam deles. Por volta da mesma época, muitos desses capitães das finanças vão para casa para aplicar sua própria forma de avaliação de desempenho anual: as gorjetas de final de ano dobradas dentro de cartões, colocadas dentro de envelopes e entregues a porteiros de prédios, carregadores e zeladores. Esse tipo de bônus pode ser de centenas de dólares, e não de centenas de milhares. Mas, assim como os banqueiros se irritam e se exaltam comparando suas recompensas anuais com as de seus colegas, os porteiros que chamam táxis e recebem pacotes para eles também tendem a se preocupar com a espessura do envelope dos colegas. De prontidão no saguão de um edifício grande da East End Avenue, Thomas, um porteiro que já trabalhou como técnico de tecnologia da informação para o Deutsche Bank, explicou que alguns olhares de soslaio para os cartões de natal dos outros porteiros são comuns. "Se você parar para pensar, basta observar a psique humana; todos temos inveja uns dos outros", disse ele num tom sóbrio e diplomático condizente com seu uniforme de gravata borboleta. "Nisso não há diferença entre os porteiros e os gerentes de fundos hedge." Mas como vários outros porteiros entrevistados no Upper East Side, a maioria dos quais se recusou a dizer seu nome completo por temer chatear os moradores aos quais servem ou as empresas em que trabalham, Thomas disse que não contou a ninguém o valor de suas gorjetas para evitar tensão no saguão do prédio. Se outro porteiro revela a gorjeta que recebeu de um inquilino, ele simplesmente responde: "Que bom para você", diz ele. Diversos porteiros entrevistados disseram que as comparações furtivas são comuns --embora não nos prédios em que trabalham, apressaram-se em dizer. "Você ouve sobre a competitividade em outros prédios", disse Steve Santos, 46, que trabalha há 20 anos como porteiro. "Mas nós somos uma família. Nós cuidamos uns dos outros." "Às vezes, a melhor coisa é simplesmente não dizer nada", acrescentou Santos, rindo. "Eu só pego o dinheiro e saio correndo." O saguão de seu prédio pode ser uma utopia, mas há alguns funcionários em todo o quarteirão que não conseguem resistir às comparações. Anton, um porteiro de um prédio nas imediações dos lugares mais caros de Park Avenue, queixou-se de um colega que nunca joga conversa fora nem brinca com os filhos dos moradores, mas que reclamou quando seus envelopes chegavam mais finos que os dos outros na época dos bônus. "Sempre tem o cara que vai querer saber da vida dos outros e vai perguntar: 'Quanto você ganhou, quanto você ganhou, quanto você ganhou'", disse Anton enquanto pendurava bolas prateadas na árvore de Natal do saguão. Anton disse que, quando isso acontece, ele fala o que recebeu e depois observa o colega ficar irritado. Os porteiros ainda não levaram sua curiosidade para um aplicativo de iPhone, como funcionários de Wall Street fizeram com o Banker's Bonus 2013, um aplicativo que permite que os banqueiros comparem anonimamente seus bônus com os de outros funcionários financeiros que recebem recompensas extravagantes no mundo inteiro. Mas os porteiros têm as suas próprias formas de saber quem recebeu irrisórios US$ 20 ou US$ 40 de um morador e quem recebeu US$ 400 ou até mais. A maioria dos inquilinos tende a dar valores semelhantes aos membros de uma equipe que estão no mesmo patamar; os porteiros costumam ganhar mais que os carregadores, por exemplo. Mas os inquilinos podem dar US$ 50 ou US$ 100 a mais para recompensar a gentileza ou um esforço extra. Quanto mais antigos os funcionários, mais costumam receber --uma hierarquia que, quando invertida, pode causar intrigas. "Mesmo antes de dar a gorjeta, nós sabemos mais ou menos quanto eles vão dar", disse um porteiro chamado Carlos num prédio próximo a Second Avenue, levantando a sobrancelha numa expressão de sabe-do-que-estou-falando. "Você sabe, de quem eles gostam, de quem eles não gostam." A discrição em tais assuntos, no entanto, é a norma. Carlos e outros porteiros disseram que, como seus chefes, eles tentam não incomodar um ao outro para saber as quantias. Ainda assim, nem todo mundo assina embaixo da filosofia de não perguntar e não responder dos porteiros. "Os carregadores, eles são doidos", disse Carlos, balançando a cabeça.
 
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